Sou casado, pai de dois filhos e muito dedicado à transformação de pessoas e empresas.
Tenho uma sólida experiência nas áreas de treinamento e desenvolvimento de equipes e liderança, coaching e mentoria.
Visão sistêmica de gestão de negócios, com grande habilidade em liderança na área de desenvolvimento de pessoas, negócios e processos.
Consultor empresarial com mais de 15 anos de experiência, apoiando líderes e organizações na transformação de seus negócios e carreiras.
Gestão de negócios e processos, com foco em eficiência, inovação e resultados sustentáveis.
Consultoria para empreendedores e empresários na implementação de processos de escalabilidade, inovação e crescimento sustentável.
Mentoria e treinamento de líderes e equipes para decisões estratégicas e táticas, impulsionando o desempenho organizacional e de carreira.
Coordenação de equipes de lançamento digital, liderando processos de inbound marketing para maximizar resultados e engajamento.
Transformação de padrões comportamentais por meio de técnicas de reprogramação mental, clareza de foco e adequação vocacional.
Organização de encontros de negócios estratégicos, com foco em networking orientado a vendas.
A grande maioria já sabe que estamos no curso de uma Quarta Revolução Industrial. Um conjunto de tecnologias disruptivas, como robótica, realidade aumentada, inteligência artificial, nanotecnologia, big data, impressão 3D, biologia sintética e internet das coisas coisas, tem tido o papel de impulsionar esta fase.
Uma forte conexão entre o universo digital, o físico - formado pelas coisas - e o biológico está ocorrendo e sendo potencializada pelo avanço tecnológico. Dentre as principais transformações ocasionadas está o surgimento de um mundo volátil, frágil e repleto de incertezas.
Esse cenário vem realçar a importância de se ter uma liderança com estratégias que direcionem a organização com ações que estejam conectadas às principais tendências para uma adequada Gestão de Recursos Humanos para os próximos anos.
Com urgência, as empresas devem:
1. Aumentar a adoção da IA no RH: Por exemplo, na triagem de currículos e identificação de candidatos, a fim de reduzir tempo e custos de contratação (a redução pode chegar até 30% e a aceleração até 75% no tempo, segundo especialistas);
2. Implementar Programas de Bem-estar e Saúde Mental: Adotar programas sofisticados e personalizados que reflitam à "Felicidade no Trabalho" e conectados à cultura da organização. Fontes credíveis, como a PwC, informam que empresas que investem em saúde tem a probabilidade de reportar um desempenho financeiro 1, 5 vezes maior, podem também ter uma redução de ausência de doenças em até 66%, um aumento de engajamento de profissionais em até 44% e uma redução de até 28% no absenteísmo (falta de pontualidade ou assiduidade no cumprimento de uma obrigação), por exemplo.
3. Realizar a Gestão de Desempenho como base para o sucesso organizacional e das pessoas: As métricas com indicadores obtidos antes e após treinamentos, são excelentes informações para apoiar os Programas de Capacitação contratados. Além disso, fornecem uma melhor análise de como as habilidades estão apoiando o Planejamento Estratégico com o incremento de competências voltadas ao futuro do trabalho.
4. Capacitar Lideranças: Na capacitação de líderes, não se devem utilizar mais esquemas teóricos, com ferramentas e métodos genéricos já defasados no campo da administração. A bola da vez é, de fato, a integração da capacitação com a necessidade da execução. Os programas de competências em liderança devem ficar o mais perto possível da aplicação prática.
5. Promover a Cultura Organizacional e a Gestão de Mudanças de forma sustentável: Esta tendência concede base para todas as outras tendências. O RH deve definir práticas, símbolos e significados para replicar por toda a organização. Devem ser definidas análises métricas de como Diversidade, Equidade e Inclusão influenciam, por exemplo, na cultura organizacional.
Thiago Senna
Especialista em DHO
(Desenvolvimento Humano e Organizacional)
"Grandes líderes sabem que não é seu produto ou serviço que irão fazê-lo ganhar o jogo do mercado, são as pessoas bem desenvolvidas e comprometidas que irão garantir a sobrevivência da sua organização hoje e no futuro".
Copyright © 2025 | Thiago Senna - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.